terça-feira, 25 de outubro de 2011

Intervenção em obra pública no Lago Jacarey.

O que fazer numa sexta à noite? Pode ser uma pergunta bem freqüente na vida de muita gente...  E em meio a este questionamento, o Coletivo Pseudônimo realizou sua primeira proposta no Lago Jacarey.

Com a proposta de ocupação passageira dos tapumes que cercavam a obra. Desvirtuando-a assim de seu papel de apartar, distanciar e até segregar.  A parte externa dos tapumes serviu como suporte e ofertou a possibilidade de interação entre as pessoas que transitavam pela praça – pessoas de várias idades, credos e trajetos -, fazendo assim do tapume um processo coletivo, e dentro disso, um ambiente aberto ao diálogo e o entrelaçamento de pessoas que até então não se falariam na praça em questão. Além de desfazer a ideia de espectador criando um espaço – mesmo que efêmero – de protagonismo do sujeito.

Pequenos bilhetes foram distribuídos anunciando uma “exposição relâmpago nos tapumes”, enquanto fotos eram fixadas nos mesmos. Primeiro contato visual dos transeuntes com a ação. Depois disso, a interação acontece de forma espontânea; perguntas como “o que vai acontecer”, “o que é isso?” começam a surgir. Com todas as fotos fixadas, diz-se que àquela ação é uma exposição onde a interação do público é bem vinda e necessária para que se concretize. E que ao final do processo, qualquer pessoa pode escolher a foto que gostar e levar para casa gratuitamente.

Em seguida, um convite foi pintado “Faça aqui o seu desenho”, e um recipiente foi parafusado no tapume contendo giz, livre para o uso; desenhar, escrever, levar para casa... Além de tinta e pinceis que foram utilizados coletivamente.

O término da ação deu-se quando nenhuma foto restava e não sobrava mais nenhum giz ou tinta.


***


O Coletivo Pseudônimo agradece aos Participantes da ação-proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário